"A verdadeira viagem de descoberta não consiste em buscar novas terras, mas em vê-las com novos olhos!" (Marcel Proust)
É fundamental acreditarmos que todos temos a mesma essência e por isso temos os mesmos direitos, principalmente a uma vida digna e uma educação de qualidade.
Temos como objetivos principais em nossa filosofia:
ü Tornar o ambiente escolar mais prazeroso, facilitando aprendizagens realmente significativas.
ü Contribuir para o desenvolvimento do nosso educando, favorecendo a formação de valores essenciais ao cidadão.
ü Resgatar a cultura, enfatizando as questões relativas a justiça social, a paz e a cidadania.
ü Possibilitar uma nova forma de investigação, uma nova forma de olhar as dificuldades de aprendizagem; desenvolvendo pensamento analítico e crítico do aluno e sua capacidade de encontrar soluções para as dificuldades encontradas.
ü Compreender a desigualdade social como um problema de todos e uma realidade passível de mudanças, adotando posturas sociais e coletivas, que nos levem a interações construtivas, justas e igualitárias.
ü Recompor o movimento caleidoscópio da cominudade e de seus habitantes, embate entre o regional e o global, a violência e as artes.
ü Promover a participação comunitária, valorizando a representatividade e a inclusão, reafirmando o compromisso de uma Gestão Democrática.
Para que ensinar?
Ensinar para viver melhor num mundo globalizado, marcado pela diversidade; para promover a equidade; para favorecer o exercício da cidadania; para saber fazer escolhas; para compreender o mundo com novas formas de pensar
Por que ensinar?
O ensino retoma o seu lugar prioritário porque acredita-se na importância da escola na vida das crianças e jovens; porque ao ensinar o professor reafirma o seu lugar de mediador no processo de apropriação do conhecimento; porque a escola mantém a sua intencionalidade educativa; porque conhecimentos e valores são imprescindíveis para o desenvolvimento humano e porque a escola é um espaço institucionalizado de circulação e apropriação dos conhecimantos sistematizados historicamente e dos valores constituídos socialmente.
O que ensinar?
A escolha está vinculada as perguntas anteriores e principalmente ao aluno que queremos formar. Está diretamente ligada no campo de decisões do coletivo de professores de cada escola, a partir dos objetivos a serem alcançados no decorrer do ano letivo.
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